No último 28 de maio entrou em cartaz nos cinemas japoneses a aapatção da obra em mangá de Osamu Tezuka, Buddha (ブッダ). O filme foi produzido pela Tezuka Productions em colaboração ao famoso estúdio Toei Animation.
Na história Siddhârta é o príncipe de um reino situado na fronteira do Nepal e da Índia. Um belo dia, ele resolve sair do palácio e confrontar a realidade da vida. Assim ele começa um tortuoso caminho em busca da causa original de todas as coisas. E esta viagem transformou Siddhârta na figura histórica que todos conhecem como Buda.
Todo amante das artes gráficas sabe que Osamu Tezuka (1929-1989) revolucionou o gênero do mangá e é conhecido como um 'padrinho' do anime, levando esta linguagem a popularização na cultura pop japonesa durante toda sua carreira. Ele possui várias histórias (ficcionais e reais) épicas e este filme é o primeiro de uma trilogia baseada na série que conta a história de Buda. O filme é distribuído pela Warner Bros. portanto deve em algum momento chegar às telas norte-americanas e consequentemente (como bons macaquitos que os brasileiros são) ao mercado do Brasil. Será com certeza uma espera digna da paciência budista.
[fonte: Cubo3]