New York Tokyo: Nossa primeira pergunta é a mais importante: Cá entre nós, o que acontece de fato em Dimension Bomb? Mesmo depois de vê-lo, senti-me um tanto confuso.
Koji Morimoto: (Risos) Isso é muito natural e fiz este anime para reações como essa. Depois de ver o filme, fica-se preso em alguma coisa, sentimos que algo não foi resolvido em nós mesmos. Este algo é o que chamo de "encontrar nosso lar", a nossa "curiosidade corriqueira", ambos os quais são, provavelmente, partes de um processo de se achar seu próprio lugar.
NYT: Como você se envolveu com Genius Party?
KM: Há alguns anos, estava conversando com Eiko Tanaka (presidente do Studio 4ºC), sobre o que deveríamos fazer para deixar de lado o convencional. Estávamos discutindo como gostaríamos de fazer um carnaval em que o caos está brotando - uma rave onde os próprios criadores estão participando também.
NYT: O que você acha sobre o nome "Genius Party"?
KM: Estamos apenas brincando: "Nós somos gênios! Somos gênios e esta é a nossa festa!" Ao declarar isso, montamos uma espécie de atmosfera que fosse totalmente livre e criativa.
NYT: Quais são as inspirações por detrás de Dimension Bomb?
KM: Qualquer coisa que vejo em meu quotidiano, como quando passo o tempo vagando ao redor do meu bairro. Tenho a crença de que tudo na Terra é belo (ou pelo menos eu provavelmente queria que tudo fosse). Tive a inspiração para Dimension Bomb aqui, enquanto vagava em torno da cidade.
É claro que às vezes vejo bons filmes e obras visuais de outros criadores. Mas tento não ver muitos porque.... Se acontecer de eu fazer algo semelhante a esses projetos, não irei contribuir, mas imagino que minha idéia foi inspirada por eles. Gosto de deixar minha criatividade e imaginação livre.
NYT: Você é conhecido por uma série de animações curtas, de Magnetic Rose em Memories a Beyond em The Animatrix. O que é tão atraente quanto ao gênero curta-metragem?
KM: Quando trabalho em um novo projeto, preciso lidar com isso todos os dias por um bom tempo, às vezes anos. Necessito de um tronco forte para o projeto, e com base na duração do mesmo posso me concentrar em um tema. Além disso, precisa-se de uma força física e mental aterradora para criar um trabalho de qualidade onde eu mesmo me dou por satisfeito. Logo, dou-me melhor com curtas por estes motivos.
NYT: Não incluindo o seu próprio filme, qual é a sua curta favorito na antalogia Genius Party?
KM: Toujin Kit, por Tatsuyuki Tanaka.
NYT: Por fim, como você acha que Dimension Bomb se destaca, em relação ao resto dos filmes de Genius Party? Como é que ele funciona dentro do contexto dos outros curtas, e como ele funciona por si só?
KM: Acho que todos fizeram seus próprios curtas pensando: "Nossas animações têm se tornado muito realistas ultimamente - precisamos ser mais livres com a criatividade, não é?". Tendo isso em mente, todos acabaram por fazer filmes únicos. Para mim, a animação tem tudo a ver quantos quadros eu desenho. Para fazer com que os personagens sejam surreais por excelência, apenas foco em deixar o plano de fundo muito real. Dá muito trabalho... Demorou alguns anos para terminar Dimension Bomb e mesclá-lo à música de Juno Reactor. Em outras palavras, os doze criadores começaram a fazer os curtas ao mesmo tempo há uns anos. Alguns fizeram seus trabalhos bem rápido, e estes foram mostrados em Genius Party. Outros, como eu (fui o último a concluir), levaram mais tempo e tendo sido deixados de fora do primeiro Genius Party, apareceram em Genius Party Beyond.
Sobre Koji Morimoto: nasceu em 26 de dezembro de 1959, e é amplamente conhecido por seus trabalhos como diretor prolífico em animações. Nascido em Wakayama, formou-se na escola de Design em Osaka, na turma de 1979 e tornou-se animador da série de Tv Tomorrow's Joe. Depois de inspirar-se no trabalho de Takashi Nakamura, começou sua própria direção em animações. Trabalhou como diretor de cimema, música e animação. Mais notório são seus trabalhos em The Animatrix, Kiki’s Delivery Service, Akira, Tekkonkinkreet e o mais recente Dimension Bomb em Genius Party Beyond.
[ Fonte: New York Tokyo, todos os direitos reservados ]
Morimoto é "O" cara!
ResponderExcluir