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sábado, 1 de janeiro de 2011

Entrevista com Takeshi Koike [ Anime Anime Japan ]







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Anime Anime Japan: Diz-se que Redline foi planejado há 7 anos. Gostaria de compartilhar conosco como foi que ele surgiu? 








Koike: Eu estava trabalhando em um PV (Vídeo Promocional), para outro projeto. O produtor Daisuke Kimura e o escritor original de Redline Katsuhito Ishii são velhos amigos, então eles estavam conversando sobre fazer um anime juntos. Perguntaram-me se eu estava interessado e mostraram-me o esboço da trama contendo personagens atraentes e raças únicas. Fiquei muito interessado no projeto e assim tudo começou. 









AA: Foi decidido o conceito de que era sobre corridas de carros pelo universo naquele momento? 









Koike:
 Sim, até certo ponto foi decidido; juntamente com 8 personagens e raças. Foi apenas o esboço do enredo. Então, eu ainda tinha um grande espaço para projetar e desenvolver toda a história, que foi muito fascinante. 









AA: herói JP é um cara muito honesto e emocional. Por que fez JP o herói do anime?

 

Koike: 
 Sabendo que corridas de carros são difíceis e quentes, pensei que poderia funcionar bem se fizéssemos um contraste. Ao invés de um personagem maduro ou ortodoxo,  preferi o personagem com um coração honesto e caloroso. Foi exatamente o oposto dos personagens que  Ishii descreveu no trabalho original. A fim de manter o anime simples e fácil de entender, fiz algumas mudanças eliminando partes desnecessárias. 








AA 
: Ter 8 personagens também foi decidido na fase inicial? 
Koike: 
 Sim, desde o planejamento. Nós estávamos falando sobre a criação de oito personagens únicos na época. Primeiro tivemos os 8 personagens, e depois discutido o tipo de personalidades que deveriam ter. Nós nos divertimos durante esse processo. À medida que o tempo passou, algumas contradições surgiram, então modificamos os personagens em conformidade com essas contradições. 

AA: 
 O que acha de trabalhar com o Sr. Ishii? Quando ele apontou que "Isto deve ser diferente" ou "Isso é errado", você ficou com raiva ou chateado? 






Koike: Acho que nos dávamos muito bem. Começamos por desenhar as imagens de acordo com nosso entendimento. E, então, ele pedia para ver os desenhos depois que  foram feitos. Assim nós usamos as imagens diretamente, e não fizemos modificações. Desta forma, em termos de trabalho com o Sr. Ishii, pedia que ele revisasse quando terminava algo, e depois de sua revisão ele me dizia suas opiniões. 






AA 
: Há muitos fatores importantes em Redline:  Amor, raças, confronto com o Robômundo e amizade. Como é que você mantinha um equilíbrio entre todos esses fatores? 






Koike: Corridas 
 podem ser consideradas como arenas; mas os fatores mais importantes de Redline são o amor e a amizade. Nós nos concentramos em dois fatores: o amor entre JP e Sonoshee, e a amizade entre JP e Frisbee. O que mais contava para nós era melhor ilustrar os três personagensO trabalho do Sr. Ishii é principalmente sobre a paz. É irritante que alguém queira ganhar dinheiro com guerras e ataques militares. Embora os pilotos não tenham interesse em guerras, o governo corrupto alienígena procura destrui-los por se atreverem a competir em seu planeta. Ainda assim, quero enfatizar que os destaques do filme são o amor e a amizade. 


AA: Sobre os desenhos dos personagens: O estilo também foi decidido numa fase inicial? 


Koike: 
 Prezo por desenhar de forma artesanal, tanto os personagens quanto os cenários. É algo que aproxima-se das imagens de minhas HQ's americanas favoritas, onde as sombras são unificadas em preto chapado. Eu queria esse tipo de efeito visual desde o início. Mas durante o processo de desenho, as habilidades dos animadores foram melhoradas e assim nós adicionamos  mais e mais detalhes neste quesito. Como resultado, mesmo para pessoas que já viram meus trabalhos anteriores, podem ainda encontrar algo inovador no estilo de Redline. 






AA: 
 Fiquei muito surpreso quando vi o filme. A maioria das imagens são feitas em cell-touch e parece que o fundo não pode ser visto claramente. Qual foi a intenção? 






Koike: 
 No cinema, hoje em dia, pede-se aos fundo-makers para que desenhem o fundo e aumentem a densidade. Essa é a forma padrão. Mas eu queria desafiar a maneira padrão e tentar algo diferente. Assim, conseguimos fazer tudo em cell-touch, mesmo o plano de fundo.





 AA: Eu não sei muito sobre desenho, então não posso dizer qual parte do fundo é feita à mão.

Koike: 
 Basicamente falando, você não vai encontrar uma única parte do fundo desenhada à mão. Elas são feitas principalmente em celulóide, alguns também são em texturas. 






AA : É por isso que parece tão diferente. Outra impressão que tive é que todas as imagens parecem ser cortadas, como se fossem histórias em quadrinhos norte-americanas, mas em movimento.





Koike: 
 Esse é o efeito visual que eu queria. Esperava que o trabalho tivesse um estilo misto de quadrinhos norte-americanos e animação japonesa. Eu queria muito essa combinação. Estou feliz que tenha percebido isso.

AA: 
 Você acha que foi um grande fardo para os animadores desenhar tantos quadros? 


Koike:
 Depois que a obra foi concluída, muitos funcionários me disseram que  não tinham idéia de que haveria tanto trabalho. Mas afinal de contas eles são profissionais. Mesmo que o trabalho em si tenha sido duro, eles fizeram algo incrível. Fiquei muito emocionado quando vi o resultado final. Aprecio bastante que eles tenham passado todo este tempo comigo. Espero que com Redline o mundo inteiro veja que há um monte de animadores de destaque no Japão. 






AA: Neste momento você é o diretor do anime, assim como o diretor da unidade (diretor de desenho). Acha que isso é um trabalho exigente? 






Koike: 
 Na verdade, o diretor geral está intimamente ligado ao diretor de desenho. Como diretor de desenho, eu não só preciso supervisionar os desenhos, como também gerenciar as performances. Meu instrutor, o diretor Kawajiri, exerceu essas funções inúmeras vezes. Aprendi muito com ele. Pode-se gerenciar o anime inteiro desta forma. Embora haja muito trabalho a fazer, creio que valha a pena. 





AA: Há muitas imagens imaginárias no anime, como é que essas imagens passam a existir? 






Koike: Vieram do script do Sr. Ishii, que é muito bom no uso de onomatopéias. Há algumas expressões abstratas no script, e nós tivemos que fazer o anime de acordo com essas expressões. Quando chamei os animadores para fazer o filme, também me expressei de forma abstrata, pois se eu explicasse em detalhes, eles apenas fariam o que eu disse, sem coisas novas ou idéias inovadoras. Disse-lhes que deveria ser assim, e se passo algo insuficiente para que criem as imagens, eles acrescentam. 





AA: Acho que podemos conhecer as diferentes personalidades dos animadores desta forma.





Koike: Sim, com certeza. As personalidades dos animadores podem ser conhecidas através de cenas diferentes. Então, eu também quero recomendar este filme para as pessoas que gostam de animadores. 


Sobre Takeshi Koike:  Nascido em 1968, trabalha nos estúdios Madhouse (produção de anime e estúdio design). Entrou para a Madhouse após a formatura no ensino médio. Participou em muitas obras famosas dirigidas por Yoshiaki Kwajiri incluindo "City Wicked" (1987) e "Ninja Scroll" (1993). Entrando no século 21, primeiro dirigiu "Grasshoppa!" em 2001 e em 2002. Depois, sua obra em Animatrix, World Record lançado em 2003, ganhou uma grande atenção mundial

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